quinta-feira, 10 de maio de 2012

Verdade ou Mentira: Tema Livre

FT0
Você se considera uma pessoa bem informada?
Faça um teste: aqui estão 10 informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Cabe a você classificá-las, através das suas respostas, no final de cada post.
Nos posts seguintes, divulgaremos as respostas certas para você saber quantos pontos fez.







1 O Sol é uma das maiores estrelas do universo.











2 Lavoisier foi queimado na fogueira, pela Inquisição, por ter afirmado que a Terra é redonda.




3 – Frituras causam problemas cardíacos.








4 – Excesso de peso provoca acne (espinhas).






5 – Alguns macacos são tão inteligentes que sabem até fazer apostas.






6 Crocodilos engolem pedras para nadar melhor.







7 – Está para ser lançado um aparelho receptor de TV de 84 polegadas (2,13 metros).










8 Mulheres obesas têm mais leite e maior facilidade para amamentar seus bebês.







9 Tossir, pigarrear com frequência, ou qualquer outro gesto de cobrir a boca enquanto fala, pode indicar que uma pessoa está mentindo, tentando esconder alguma coisa.













10 Devemos beber, no mínimo, dois litros de água por dia.

GABARITO DO POST ANTERIOR: ALIMENTAÇÃO


1 – Mentira. Esse mito é histórico. Tudo começou no tempo da escravidão, quando os senhores de engenho, para que os escravos não tomassem leite e nem comessem as mangas da propriedade, inventaram essa mentira. E deu certo. Até hoje existem pessoas que falam que essa mistura faz mal. Mas não é verdade Manga com leite não causa indigestão e nem faz mal.
2 – Mentira. Apenas a ingestão de água não elimina peso, muito menos se for tomada em jejum.
3 – É verdade. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se esta for a razão delas.
4 – Mentira. A margarina é menos saudável do que a manteiga, porque possui gordura do tipo trans, já que passa pelo processo de hidrogenação, onde a gordura insaturada passa a ter a estrutura de gordura do tipo trans. Hoje já existem margarinas isentas de gordura trans. Este tipo sim, pode ser mais saudável do que a manteiga. O ideal é consumir outras formas de gordura como o azeite de oliva e os óleos vegetais na sua forma natural.
5 – É verdade. Aftas têm relação com imunidade baixa e intestino preso também.
6 – Verdade. Os vegetais verde-folhosos como agrião, couve, brócolis, couve de bruxelas, rúcula e repolho contêm uma boa quantidade de cálcio e, por isso, podem substituir o leite.
7 – É mentira. A quantidade de colesterol do ovo não é um empecilho para o seu uso, desde que não se ultrapasse uma unidade ao dia, de preferência, cozido.
8 – Mentira. Ninguém provou que isso acontece e a maioria dos nutrólogos e nutricionistas acredita que esse conceito é pura lenda.
9 – Verdade. Por conter cafeína e catequinas, o chá verde acelera o metabolismo e auxilia na diminuição da gordura corporal.
10 – É mentira. O que acontece é que o ferro de origem vegetal é mais sensível aos fatores que estimulam e inibem a sua absorção. A dieta vegetariana costuma ser até ser mais rica em ferro do que a carnívora.

Sem comentários:

Enviar um comentário